segunda-feira, 28 de maio de 2007

28 de Maio - Saúde da Mulher

28 DE MAIO

Dia mundial de ação pela saúde da mulher
Ação em defesa do Aborto legal e seguro
Uma condição para a garantia da autonomia e saúde das mulheres

LANÇAMENTO DO COMITÊ DE LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Nesta segunda-feira, 28 de maio, a partir das 16 horas, o movimento de mulheres de São Paulo estará na Praça Ramos manifestando-se pela mudança na legislação brasileira sobre o aborto, e lançando o Comitê de Luta pela sua legalização.
Queremos a legalização do aborto, com o seu atendimento no sistema de saúde, pública e conveniada, para que todas as mulheres tenham acesso a ele.
Tanto o ministro da Saúde como o Presidente da República reconheceram a grave situação de saúde pública gerada pelo aborto clandestino em nosso país, e a perspectiva de um plebiscito a respeito da legislação sobre o aborto torna o debate com toda a sociedade fundamental. A recente visita do Papa deu relevância para a questão do aborto, do ponto de vista do que chamam "defesa da vida".
O Comitê de Luta pela Legalização do Aborto quer discutir o direito à vida das mulheres, o direito à educação sexual de nossas crianças e adolescentes, o direito ao planejamento familiar, a informação e o acesso a todos os métodos anticoncepcionais. O Comitê de Luta pela Legalização do Aborto quer lembrar que nosso Estado deve ser laico e democrático, devendo, portanto respeitar diferentes opiniões e garantir tanto a saúde das mulheres que desejam ser mães como daquelas que acham que ainda não é o momento.
A KIWI Cia de Teatro realizará performance teatral, a Fuzarca Feminista fará sua batucada feminista.
Estaremos na rua debatendo com as pessoas, distribuindo esclarecimentos, angariando apoios e incluindo novas entidades no Comitê.
COMITÊ DE LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO/SP

Fazem parte do Comitê: Liga Brasileira de Lésbicas-SP, União Brasileira de Mulheres, Fórum Estadual de Mulheres Negras-RJ, Marcha Mundial de Mulheres, SOF - Sempreviva Organização Feminista, Católicas Pelo Direito de Decidir, Marcha Mundial das Mulheres, Oriashé-Núcleo Luiza Mahin de Promotoras Legal Popular, Rede Feminista de Saúde, Jornadas Pelo Direito Ao Aborto Seguro, Observatório da Mulher, Comissão de Mulheres do Sintusp, Conselho de Centros Acadêmicos da PUC-SP, Secretaria de Mulheres do Partido Comunista Brasileiro, Liga Estratégia Revolucionária-Quarta Internacional, Partido Socialista de Trabalhadores Unificado e Corrente Operária do PSOL, Coletivo Municipal de Mulheres do PT.

Nenhum comentário: