quinta-feira, 10 de novembro de 2011

JFSP participam da VII Reunião Especializada de Juventude do Mercosul

Teve início nesta segunda-feira (7/11) a VII Reunião Especializada de Juventude do Mercosul (REJ). O encontro, que termina hoje (8/11), acontece em Montevidéu e é organizado pelo governo do Uruguai, por meio do Instituto Nacional da Juventude, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. A secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, participam do encontro.

A iniciativa visa integrar os países membros do Mercosul para a inclusão dos jovens da região, com foco nas políticas de desenvolvimento social e econômico. Entre os temas em discussão estão: cultura e diversidade; memória histórica e formas de participação juvenil na região; análise de conjuntura histórica e discussão regional; precarização do trabalho x trabalho decente; desafios da juventude rural; e mulher e gênero.
Para Severine Macedo a participação da sociedade civil é um grande avanço, pois “fortalece a perspectiva participativa no diálogo regional e na busca de soluções integradas para os desafios da juventude sul-americana”. Ela também destacou a construção de um plano de empregos decentes para os jovens da região, que deverá ser debatido com os Ministérios do Trabalho dos países membros e apresentado na Conferência Internacional do Trabalho, em 2012.

Bruno Vanhoni, assessor para Assuntos Internacionais da Secretaria Nacional de Juventude, explicou ainda que neste encontro os participantes aprovaram a criação do Programa Permanente de Integração Regional da Juventude (Juvensur), “um importante espaço que está sendo debatido desde 2009 e agora será um instrumento importante para a integração, diálogo e formação da juventude do continente”, afirma.

Gabriel Medina também ressaltou os encaminhamentos já aprovados na reunião, destacando o papel do Juvensur. “O programa será realizado semestralmente e abarcará a participação de cerca de 100 jovens. Com ele avançaremos na formação de uma nova geração capaz de valorizar as relações sul-americanas e fortalecer a solidariedade entre nossos países,” afirmou Gabriel, acrescentando que o Brasil, assim como os outros países, garantiu a presença de jovens do Conjuve, o que reafirma o papel do Conselho na construção de processos de participação e representação no país. “O Brasil tem conseguido apresentar propostas consensuais entre governo e sociedade, consolidando uma experiência positiva de democracia participativa. Os países assumiram o compromisso de manter esta participação permanente da sociedade civil, o que é um grande avanço para a REJ, concluiu Gabriel.”

Nesta terça-feira, Roseane Arévalo, representante da sociedade civil integrante das jovens feministas de São Paulo e da Associação Mulher e Movimento Hip Hop, participa da mesa de debate de troca de experiências e programas sobre programas voltados para a promoção do trabalho decente para a juventude com recorte de gênero. Pela sociedade civil também participam os conselheiros nacionais de Juventude Paula Falbo, da União Brasileira de Mulheres, e Samoury Mugabe, da Articulação Política de Juventudes Negras (APJN).

A reunião conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da ONU Mulheres e da Organização Ibero-Americana de Juventude ( OIJ).

FONTE:

Nenhum comentário: