Em uma oportunidade única, as Jovens Feministas de São Paulo tiveram a chance de estar entre os 50 jovens participantes de uma reunião seleta com 7 membros dos The Elders (grupo criado por Nelson Mandela há 4 anos) no último dia 26 de outubro no Rio de Janeiro.
Nesta oportunidade conseguimos discutir com Jimmy Carter (ex presidente dos EUA) estratégicas de ação que visem o empoderamento e valorização das mulheres e a igualdade de gênero. Jimmy disse que nos mais de 130 países que ele visitou, o Brasil é um dos poucos que ele considera ter avançado muito nesta temática, mostrando que ter uma mulher na presidência é consequência deste avanço político e social do país.
Mesmo sabendo que nosso país passa por importantes transformações, apontamos que ainda precisamos avançar muito mais, já que as desigualdades sociais ainda são gigantes e, quando apontado e somado as discriminações de gênero, raça/etnia, geracional e regional, tais dificuldades ficam latentes.
Apesar de todas as críticas, Jimmy Carter deu algumas dicas relevantes para avançarmos nessa ação, apontando que os EUA passa por dificuldade semelhante quando pensamos na garantia de direitos dos imigrantes, questão politica que está sendo enfrentada atualmente.
Ele nos deixou repletos de esperanças e de inspiração para continuarmos lutando e seguindo no caminho certo, além de dicas valiosas e de uma análise panorâmica da participação das mulheres no Brasil e no mundo.
As Jovens Feministas de São Paulo agradece profundamente a oportunidade de ter realizado esta troca de experiência, especialmente aos parceiros que nos indicaram confiando em nossa potencialidade de transformação social.
Seguiremos firmes na luta repletas de energia e esperança.
Jovens Feministas Presentes: ontem, hoje e sempre!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário