Neste domingo (dia 30/10/2011) aconteceu o I Ginga Mulher - Encontro de Mulheres Capoeiristas no Céu Jaçanã, na zona Norte da cidade de São Paulo. A atividade foi organizada pelo grupo Muzenza, em parceria com o Instituto Sou da Paz.
Estavam presentes 100 pessoas, entre mulheres e homens jovens, dos mais variados niveis de participação na capoeira (alunas, granduandas, mestras, professoras, instrutoras, dentre outras) dispostos a entender e discutir a temática de gênero dentro da capoeira.
O mais interessante da atividade foi perceber que para haver unidade na capoeira é necessário respeitar e garantir igualdade entre os participantes, conservando as tradições e superando os preconceitos. A técnica da arte contempla a todos que se dedicam verdadeiramente para ela e as mulheres mostraram que tem total capacidade e potencialidade de fazer isso, independentemente das diferenças físicas existentes entre homens e mulheres.
A jovem Tigra Capoeira, idealizadora e organizadora da atividade, mostrou que com garra e perseverança podemos realizar qualquer coisa e vencer todos os desafios.
As participantes saíram inspiradas e encorajadas para realizar atividades similares em suas regiões ou até mesmo em seus Estados.
As Jovens Feministas de São Paulo agradece a oportunidade de ter participado deste momento único e tão especial e afirmamos que as mulheres na capoeira são verdadeiras feministas guerreiras, prontas literalmente para enfrentar e superar qualquer desafio.
Parabéns e sigam firmes na causa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário