domingo, 30 de outubro de 2011

I Ginga Mulher marcou a história da capoeira feminina no Brasil


Neste domingo (dia 30/10/2011) aconteceu o I Ginga Mulher - Encontro de Mulheres Capoeiristas no Céu Jaçanã, na zona Norte da cidade de São Paulo. A atividade foi organizada pelo grupo Muzenza, em parceria com o Instituto Sou da Paz.

Estavam presentes 100 pessoas, entre mulheres e homens jovens, dos mais variados niveis de participação na capoeira (alunas, granduandas, mestras, professoras, instrutoras, dentre outras) dispostos a entender e discutir a temática de gênero dentro da capoeira.


O mais interessante da atividade foi perceber que para haver unidade na capoeira é necessário respeitar e garantir igualdade entre os participantes, conservando as tradições e superando os preconceitos. A técnica da arte contempla a todos que se dedicam verdadeiramente para ela e as mulheres mostraram que tem total capacidade e potencialidade de fazer isso, independentemente das diferenças físicas existentes entre homens e mulheres. 

A jovem Tigra Capoeira, idealizadora e organizadora da atividade, mostrou que com garra e perseverança podemos realizar qualquer coisa e vencer todos os desafios.



As participantes saíram inspiradas e encorajadas para realizar atividades similares em suas regiões ou até mesmo em seus Estados. 

As Jovens Feministas de São Paulo agradece a oportunidade de ter participado deste momento único e tão especial e afirmamos que as mulheres na capoeira são verdadeiras feministas guerreiras, prontas literalmente para enfrentar e superar qualquer desafio.

Parabéns e sigam firmes na causa!


Saiba mais sobre a atividade no site:

Nenhum comentário: