quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Secretário-Geral da ONU pede aos líderes mundiais que “definam o mundo de amanhã” apoiando mulheres e jovens


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, discursou hoje (21/09) no Debate Anual da Assembleia Geral, onde falou aos líderes mundiais sobre questões cruciais para garantir o bem-estar das futuras gerações. Além de apresentar o relatório sobre o trabalho da Organização, Ban afirmou que é preciso conectar os pontos entre as mudanças climáticas, escassez de água, cortes de energia, saúde global, segurança alimentar e empoderamento das mulheres. “As soluções para um problema devem ser soluções para todos”,comentou.
Ban disse que a ONU é hoje capaz de fornecer respostas mais rápidas e efetivas do que nunca antes, e que continua sendo “a principal resposta de emergência do mundo”, citando exemplos de casos no Paquistão e no Haiti. Ele ressaltou a necessidade de trabalhar com – e para – jovens e mulheres, afirmando que sua importância se dá tanto pelo grande número de pessoas, como pelo papel na política e nas mudanças sociais.
Em relação à crise econômica, o Secretário-Geral afirmou que apesar dos orçamentos estarem apertados, investir na ONU continua sendo uma política inteligente. Ele afirmou também que é necessário se adaptar aos tempos de mudanças. “Em tempos de austeridade, nós devemos fazer mais com menos. Nós devemos investir nos contribuintes globais de forma sábia e acabar com o desperdício.”
Ban disse que as pessoas de todo o mundo estão voltadas para a reunião dos líderes e que elas precisam de soluções e exigem liderança. “Elas querem que atuemos. Que atuemos com compaixão, coragem e convicção. Para agir com harmonia – as nações reunidas nas Nações Unidas”, concluiu.
FONTE: 

Nenhum comentário: