Abrindo o Debate Geral da 66ª Assembleia Geral da ONU nesta quarta-feira (21/09) a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, destacouo papel das mulheres e afirmou que é preciso haver coordenação política para superar a crise econômica atual. “É com humildade pessoal, mas com justificado orgulho de mulher, que vivo este momento histórico”, declarou Dilma, primeira mulher na História a abrir a Assembleia Geral.
Dilma falou sobre a importância de encontrar soluções coletivas, rápidas e verdadeiras para a crise econômica, e disse que, como todos os países sofrem com a crise, todos têm o direito de participar das soluções. “O mundo se defronta com uma crise que é ao mesmo tempo econômica, de governança e de coordenação política”, declarou a Presidenta. Ela afirmou que a solução do problema da dívida deve ser aliada ao desenvolvimento e citou o Brasil como exemplo de política que controla os gastos sem comprometer políticas sociais e o desenvolvimento.
Ouça na íntegra o discurso abaixo:
(disponível na Rádio ONU e no site do Governo Brasileiro)
Em relação à política externa, Dilma citou os eventos da chamada Primavera Árabe, dizendo que “os brasileiros se solidarizam com a busca de um ideal que não pertence a nenhuma cultura, porque é universal: a liberdade”. A Presidenta defendeu a criação do Estado Palestino e afirmou que ele é essencial para a paz no Oriente Médio. Dilma defendeu ainda a presença de países em desenvolvimento no Conselho de Segurança da ONU e disse que a legitimidade e a eficácia do órgão dependem de sua reforma.
Dilma encerrou seu discurso lembrando que foi torturada no cárcere e disse saber a importância dos valores da democracia, da justiça, dos direitos humanos e da liberdade. “Junto minha voz às vozes das mulheres que ousaram lutar, que ousaram participar da vida política e da vida profissional, e conquistaram o espaço de poder que me permite estar aqui hoje”, completou.
Assista na íntegra ao discurso:
Paz e cooperação são destaques em outros discursos
Antes do discurso de abertura de Dilma Rousseff, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, falou aos 193 Chefes de Estado e de Governo reunidos na Assembleia Geral. Ban ressaltou a importância de trabalhar em parcerias com o setor privado e outros setores, afirmando que a ONU deve ser guiada pela responsabilidade e pela transparência.
O Presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, também discursou, destacando as conferências sobre desenvolvimento sustentável que serão realizadas ao longo do ano e no ano que vem, até a Rio+20.
Após a abertura do Debate Geral pelo Brasil, Chefes de Estado fizeram seus discursos, sendo o primeiro deles o Presidente dos Estados Unidos. Barack Obama falou sobre a importância de buscar a paz em tempos de conflito e ressaltou que seu país diminuiu pela metade seu pessoal militar presente em países como Afeganistão e Iraque durante seu governo.
Acompanhe os demais discursos acessando www.un.org/webcast
Nenhum comentário:
Postar um comentário