28 DE MAIO
Dia mundial de ação pela saúde da mulher
Ação em defesa do Aborto legal e seguro
Uma condição para a garantia da autonomia e saúde das mulheres
LANÇAMENTO DO COMITÊ DE LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO
Nesta segunda-feira, 28 de maio, a partir das 16 horas, o movimento de mulheres de São Paulo estará na Praça Ramos manifestando-se pela mudança na legislação brasileira sobre o aborto, e lançando o Comitê de Luta pela sua legalização.
Queremos a legalização do aborto, com o seu atendimento no sistema de saúde, pública e conveniada, para que todas as mulheres tenham acesso a ele.
Tanto o ministro da Saúde como o Presidente da República reconheceram a grave situação de saúde pública gerada pelo aborto clandestino em nosso país, e a perspectiva de um plebiscito a respeito da legislação sobre o aborto torna o debate com toda a sociedade fundamental. A recente visita do Papa deu relevância para a questão do aborto, do ponto de vista do que chamam "defesa da vida".
O Comitê de Luta pela Legalização do Aborto quer discutir o direito à vida das mulheres, o direito à educação sexual de nossas crianças e adolescentes, o direito ao planejamento familiar, a informação e o acesso a todos os métodos anticoncepcionais. O Comitê de Luta pela Legalização do Aborto quer lembrar que nosso Estado deve ser laico e democrático, devendo, portanto respeitar diferentes opiniões e garantir tanto a saúde das mulheres que desejam ser mães como daquelas que acham que ainda não é o momento.
A KIWI Cia de Teatro realizará performance teatral, a Fuzarca Feminista fará sua batucada feminista.
Estaremos na rua debatendo com as pessoas, distribuindo esclarecimentos, angariando apoios e incluindo novas entidades no Comitê.
COMITÊ DE LUTA PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO/SP