CURSO OEA





I CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES AFRODESCENDENTES DO BRASIL 
 REGIÃO SUDESTE - ESTADO DE SÃO PAULO


O coletivo Jovens Feministas de São Paulo (JFSP) abre as inscrições para o “I Curso de Formação de Líderes Afrodescendentes do Brasil – Região Sudeste – Estado de São Paulo” que ocorrerá entre os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2012 na cidade de São Paulo. 

O curso tem por objetivo formar 50 (cinquenta) representantes ligados a organizações e/ou comunidades afrodescendentes do Estado de São Paulo, com potencial de replicar os conhecimentos adquiridos no curso, a fim de promover uma maior participação e incidência politica deste segmento populacional nos organismos internacionais de nível interamericano, sub-regional, nacional e local. 

Entendendo que o Estado de São Paulo tem o maior contingente de afrodescendentes do Brasil, o curso ofertará ferramentas que aprimorarão as habilidades dos (as) participantes tanto na formação de novos líderes afrodescendentes, como no entendimento amplo sobre os organismos internacionais e os direitos dos afrodescendentes no Brasil e nas Américas. 


Critérios: 
Para se inscrever, o (a) candidato (a) deve atender aos seguintes critérios: 
• Ser afrodescendente; 
• Pertencer a organizações de cunho institucional (coordenadorias governamentais que promovem a igualdade racial), social (organizações não governamentais, institutos e movimentos sociais especialmente focados no tema racial) e/ou comunidade tradicional que atue na temática racial; 
• Ser brasileiro (a) residente no Estado de São Paulo (capital, interior ou litoral); 
• Ter disponibilidade de estar na cidade de São Paulo (capital) durante os 3 dias do curso; 
• Preencher e enviar a Ficha de Inscrição até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 15 de agosto de 2012 (quarta-feira).   


Benefícios: 
Todos os 50 participantes selecionados terão direito a alimentação e ao material do curso. 
Aos candidatos da capital de São Paulo haverá suporte quanto ao transporte/locomoção até o local do curso e aos candidatos do interior e litoral de São Paulo haverá apoio com transporte e hospedagem, desde que solicitadas na ficha de inscrição*

*Atenção: Caso o (a) candidato (a) seja beneficiado com algum dos auxílios expostos acima e, por algum motivo desistir ou não participar do curso, o mesmo deverá arcar com as despesas, reembolsando tais custos para o coletivo JFSP, responsável pela organização do curso. 


Resultado: 
A lista com os nomes dos (as) 50 selecionados (as) será divulgada no dia 20 de agosto de 2012 (segunda-feira) no site www.jovensfeministasdesp.blogspot.com. 
Aos selecionados (as) será enviado um email no dia 20/08 com a programação, o local e os detalhes logísticos do curso, devendo todos (as) responder a esta mensagem até o dia 22/08/2012 para confirmar participação no curso. 
Em caso de desistência ou ausência de resposta, haverá uma lista de espera e outros (as) inscritos (as) serão chamados (as) para ocupar a vaga. 

Inscrições: 
Se você atende aos critérios e está interessado (a) em participar, preencha a ficha de inscrição e nos envie até dia 15/08/2012. 


Duvidas: 
Escreva para afrolideres@gmail.com

15 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa. Coloquei em minha página Abraços
Marcos Romão
http://mamapress.wordpress.com/2012/07/26/a-locomotiva-sai-na-frente-sao-paulo-promove-curso-de-formacao-de-lideres-afrodescendentes/

Jovens Feministas disse...

Agradecemos muito Marcos pelo apoio na divulgação =D

Anônimo disse...

Já compartilhei no meu FACE,chamando a atenção da Militancia... Vamos fortalecer está LUTA !!! Parabéns... Talita Kelly Prado

Anônimo disse...

Já compartilhei no meu FACE,chamando a atenção da Militancia... Vamos fortalecer está LUTA !!! Parabéns pela iniciativa.

mwanazambe disse...

Como será a disponibilidade de dias e horários do curso.

agurado resposta
obrigado

Unknown disse...

http://religioesafroentrevistas.wordpress.com/2012/07/27/i-curso-de-formacao-de-lideres-afrodescendentes-do-brasil-regiao-sudeste-estado-de-sao-paulo/

Leni disse...

Parabéns pela iniciativa, que espero seja a primeira de várias.
Nossa luta é pela inclusão social, pelo empoderamento e pela cidadania plena.Nossas demandas representam a de milhares de mulheres negras jovens deste país.

Incerto disse...

Sou branco da cor de um fantasma, mas tenho interesse no curso, acho esse requisito de ser afrodescendente um pouco racista, como fazer? Abrem alguma exceção?

Jovens Feministas disse...

Pessoal, o curso será nos dias 04, 05 e 06/09/2012 das 9h00 as 18h00.
Quando divulgarmos os nomes dos selecionados, informaremos a programação do curso com todos os detalhes.
É uma experiencia inédita do Brasil e estamos muito felizes de fazer esta ação em prol dos afrodescendentes de São Paulo.

mundo afro teem disse...

Parabéns Jovens Feministas de SP pela realização do curso, com certeza fortalese a todos envolvido pelos direitos a cidadania. Tenho grande necessidade de fazer esse curso pois ja trabalho com Associação Cultural Viver com Arte que valoriza as questão afrodesedente este curso será uma formação que tornora todos que fizere um agente multiplicador fortalecido de suas açoes.Preciso saber quando abrirá inscrições para a regiao Nordeste no estado da Bahia. Adenil Ramos

Reinos da Africa disse...

Nossa que tremenda falta de ética profissional, então pelo simples fato de não ser afro descendente, não posso participar? Pior que depois dizem que os brancos que são racistas!!! isso é uma imensa falta de consideração a quem esta sempre contribuindo e participantes dos projetos de afro descendente. Francamente nunca jamais achei que um dia iria dizer que a minha decepção é imensa grande, estou tremendamente horrorizada com essa situação. Tudo bem relevo, ma podem ter certeza de uma coisa vou jogar na rede e vou fazer a maior qquestão de colocar no jornal o estado de SãoPaulo e e a Folha de São Paulo.

Jovens Feministas de SP disse...

Prezados comentaristas,
(em especial aos que se opõe aos critérios de seleção dos participantes deste curso)

primeiramente esta iniciativa está sendo feita em parceria com órgãos do governo do Municipio e do Estado de SP que trabalham arduamente em prol dos direitos da população afrodescendente de nosso país.

Além disso, os criterios de seleção apresentados vem de consonância com os mesmos criterios utilizados na convocatória de formação feita pela própria OEA, vindo em diálogo com a agenda da ONU em comemoração ao decênio dos afrodescendentes 2012-2022.

Acreditamos serem raros os espaços dedicados especificamente para atender as demandas e necessidades desta população.

Por estes motivos temos o compromisso moral e social, além do respaldo juridico e político, de fazer e promover este evento neste formato, com estes critérios.

Vivemos em uma democracia que nos permite fazer espaços de formação qualificada para os mais distintos segmentos populacionais sem que, para fortalecer uns, tenhamos que desqualificar os outros.

Portanto esperamos apenas que respeitem a decisão desta organização em apoiar e realizar este curso neste formato.

Atenciosamente,

Jovens Feministas de São Paulo

Colares D'Odarah disse...

Queremos, nós jovens cariocas, essa iniciativa importantíssima aqui também!!!

Parabéns pelo trabalho!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de vocês.
Estou fazendo figas para o meu nome estar entre os selecionados.
Axé!

Anônimo disse...

Tem previsão de quando divulgarão a programação e a lista de selecionadas, ou essas informações serão enviadas apenas às participantes?
Obrigada, e mais uma vez, parabéns pela iniciativa!