domingo, 30 de outubro de 2011

Participem da Marcha das Vadias ;D

Atenção galera!!! 
No dia 25 de novembro, as 14h, acontecerá a Marcha das Vadias em SP. A atividade está sendo organizada pelo coletivo Louva Deusas e acontecerá na USP (campus Butantã).




A Marcha das Vadias é uma super atividade feminista que visa criticar as formas como a sociedade criminaliza a mulher nas suas escolhas e decisões sobre seu próprio corpo. 

O lema da Marcha deste ano é "Um ventre livre para todas", lutando especialmente contra a violência sexual. 

As Jovens Feministas de São Paulo super apoiam esta causa como uma atividade autentica e super criativa de manifestar que podemos tudo sem sermos vulgares. 

Nada nos deve ser proibido e cabe a sociedade respeitar nossas escolhas e decisões. 

Por isso, participem da atividade!
Nós estaremos lá ;D

Participem do Simpósio "Paisagens com Mulheres de Autoridade"

A organização Inanna convida todas as pessoas interessadas na temática de gênero para participar do Simpósio "Paisagens com Mulheres de Autoridade", a ser realizado na PUC-SP, nos dia 09 de novembro, as 19h30, conforme informações no cartaz (clique na imagem para ampliar). 



O tema é super importante e vale a pena se aprofundar na temática. 

Para saber mais detalhes, acesse: 

Divulguem e Participem!!!

I Ginga Mulher marcou a história da capoeira feminina no Brasil


Neste domingo (dia 30/10/2011) aconteceu o I Ginga Mulher - Encontro de Mulheres Capoeiristas no Céu Jaçanã, na zona Norte da cidade de São Paulo. A atividade foi organizada pelo grupo Muzenza, em parceria com o Instituto Sou da Paz.

Estavam presentes 100 pessoas, entre mulheres e homens jovens, dos mais variados niveis de participação na capoeira (alunas, granduandas, mestras, professoras, instrutoras, dentre outras) dispostos a entender e discutir a temática de gênero dentro da capoeira.


O mais interessante da atividade foi perceber que para haver unidade na capoeira é necessário respeitar e garantir igualdade entre os participantes, conservando as tradições e superando os preconceitos. A técnica da arte contempla a todos que se dedicam verdadeiramente para ela e as mulheres mostraram que tem total capacidade e potencialidade de fazer isso, independentemente das diferenças físicas existentes entre homens e mulheres. 

A jovem Tigra Capoeira, idealizadora e organizadora da atividade, mostrou que com garra e perseverança podemos realizar qualquer coisa e vencer todos os desafios.



As participantes saíram inspiradas e encorajadas para realizar atividades similares em suas regiões ou até mesmo em seus Estados. 

As Jovens Feministas de São Paulo agradece a oportunidade de ter participado deste momento único e tão especial e afirmamos que as mulheres na capoeira são verdadeiras feministas guerreiras, prontas literalmente para enfrentar e superar qualquer desafio.

Parabéns e sigam firmes na causa!


Saiba mais sobre a atividade no site:

Aberta as inscrições para o Programa de Bolsas Dorothy Marchus Senesh 2012

O Centro de Serviços de Carreiras comunica que a International Peace Research Association Foundation (IPRA) abriu chamada de inscrições para o Programa de Bolsas Dorothy Marchus Senesh na área de estudos de Paz e Desenvolvimento. 

Podem participar mulheres de países em desenvolvimento que estejam inscritas em cursos de pós-graduação, cujo foco de estudos seja relacionado aos temas de interesse do IPRA: comunicação, defesa e desarmamento, segurança ambiental, segurança alimentar, direitos humanos e desenvolvimento, resolução de conflitos internos, resolução de conflitos internacionais, não-violência, construção da paz em zonas de crise, educação para a paz, movimentos pacifistas, refugiados, conflitos religiosos e mulheres e paz.

A bolsa oferecida é de US 5.000,00 por ano, pelo período de dois anos. 

Para participar, basta preencher o formulário em
http://www.iprafoundation.org/senesh2012announce.shtml (em inglês ou espanhol) e enviar até dia 15 de janeiro de 2012 para: 

Linda M. Johnston, Ph.D., Executive Director
Siegel Institute for Leadership, Ethics & Character
Kennesaw State University 
1000 Chastain Road
Town Point Room 2404, Maildrop #9114
Kennesaw, GA 30144-5591 USA

Mais informações através do e-mail: seneshfellowship@iprafoundation.org

CSC - Centro de Serviços de Carreiras
Departamento de Relações Internacionais
PUC Minas
csc@pucminas.br | (31) 3319-4495
DOROTHY MARCHUS SENESH FELLOWSHIP FOR THIRD WORLD WOMEN IN PEACE AND DEVELOPMENT STUDIES
www.iprafoundation.org
DOROTHY MARCHUS SENESH FELLOWSHIP FOR THIRD WORLD WOMEN IN PEACE AND DEVELOPMENT STUDIES 2010 ANNOUNCEMENT

FONTE: 

sábado, 29 de outubro de 2011

Elders e os Jovens do Brasil

Ontem, dia 26 de Outubro, representando o Descolando Idéias e a convite CDN, Raull Santiago esteve acompanhando o encontro de jovens militantes de todo o Brasil com os membros do The Elders.

Os Elders são um grupo independente de líderes globais que trabalham em prol da paz, dos direitos humanos e da promoção da igualdade entre mulheres e homens. Foi criado em julho de 2007, em Joanesburgo, África do Sul, por Nelson Mandela, que não se encontra tão ativo no grupo, mas se mantém como Elder honorário.
Os Elders não ocupam cargos públicos, são independentes de governo, nação ou instituição. São comprometidos em promover interesses comuns da humanidade e acreditam que em qualquer conflito é importante ouvir todas as partes. Tem como foco de atuação em áreas onde seus membros possam fazer a diferença, seja usando sua influência para abrir portas e ganhar acesso aos tomadores de decisão, ou trabalhando publicamente para promover assuntos negligenciados e falar contra a injustiça.
O The Elders é presidido pelo Arcebispo Desmond Tutu, o ex-presidente Brasileiro Fernando Henrique Cardoso também compõe a equipe. Os Elders são observadores do mundo, viajam para diversos países do globo e duas vezes por ano se encontram para revisar suas atividades, discutir prioridades e planejar suas próximas ações de acordo com o consenso do grupo.

Na visita ao Brasil, estiveram reunidos com jovens militantes sociais de diversos estados brasileiros que se destacam em suas lutas, para debater temas como: meio ambiente e desenvolvimento sustentável, empregabilidade e inserção de mulheres no mercado de trabalho com direitos, violência e criação de um Brasil mais justo, entre outros. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, Largo da Carioca, Convento Santo Antonio no centro. Todas as despesas dos jovens de outros estados que vieram ao RJ participar da reunião foram do Elders, o encontro foi dividido em mesas de debates que eram compostas por um quantitativo de jovens, um Elder e um tradutor, nessas mesas os grupos debatiam um tema específico e um questionário geral que havia em todas as mesas, no final, todos se reuniram no auditório do convento e cada mesa por sua vez, apresentava suas conclusões sobre os temas.

“Foi bastante interessante este momento em que os grupos apresentavam a conclusão, entendimento e proposta do que foi debatido, ali pude respirar sorrir e renovar as forças percebendo o quanto os jovens brasileiros estão participativos, os jovens estão lutando e lutando por algo comum, respeito à Sociedade, pois nos respeitando, nos ouvindo e fazendo juntos, será possível resolvermos os problemas!” Disse Raull.

Finalizando as conclusões, um pequeno coquetel foi oferecido aos presentes e foi possível apreciar a voz do incrível músico do Reino Unido, Petter.

FONTE:

JFSP participam de encontro com os The Elders no Rio de Janeiro



Em uma oportunidade única, as Jovens Feministas de São Paulo tiveram a chance de estar entre os 50 jovens participantes de uma reunião seleta com 7 membros dos The Elders (grupo criado por Nelson Mandela há 4 anos) no último dia 26 de outubro no Rio de Janeiro.

Nesta oportunidade conseguimos discutir com Jimmy Carter (ex presidente dos EUA) estratégicas de ação que visem o empoderamento e valorização das mulheres e a igualdade de gênero. Jimmy disse que nos mais de 130 países que ele visitou, o Brasil é um dos poucos que ele considera ter avançado muito nesta temática, mostrando que ter uma mulher na presidência é consequência deste avanço político e social do país.

Mesmo sabendo que nosso país passa por importantes transformações, apontamos que ainda precisamos avançar muito mais, já que as desigualdades sociais ainda são gigantes e, quando apontado e somado as discriminações de gênero, raça/etnia, geracional e regional, tais dificuldades ficam latentes.

Apesar de todas as críticas, Jimmy Carter deu algumas dicas relevantes para avançarmos nessa ação, apontando que os EUA passa por dificuldade semelhante quando pensamos na garantia de direitos dos imigrantes, questão politica que está sendo enfrentada atualmente.

Ele nos deixou repletos de esperanças e de inspiração para continuarmos lutando e seguindo no caminho certo, além de dicas valiosas e de uma análise panorâmica da participação das mulheres no Brasil e no mundo.

As Jovens Feministas de São Paulo agradece profundamente a oportunidade de ter realizado esta troca de experiência, especialmente aos parceiros que nos indicaram confiando em nossa potencialidade de transformação social.

Seguiremos firmes na luta repletas de energia e esperança.
Jovens Feministas Presentes: ontem, hoje e sempre!!!!


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fique ligado na 2ª Conferência Estadual de Juventude em São Paulo

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro acontecerá na faculdade UNAERP no município de Guarujá a 2ª Conferência Estadual de Juventude, onde os jovens eleitos que participaram das etapas preparatórias vão debater e apresentar toda a riqueza e pluralidade da juventude de São Paulo.

O processo da 2ª Conferência Estadual da Juventude de São Paulo está a todo o vapor em inúmeros municípios do Estado, nas etapas municipais e regionais.

As Conferências Regionais têm o objetivo de contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Regional de Juventude, mas é também uma etapa integrante da II Conferência Estadual de Juventude.

Aqui no Portal da Juventude você acompanha quando, onde e como foram essas Conferências que são responsáveis em representar as propostas dos municípios, regiões e demandas de sua juventude.

Envie as informações, fotos e dados da Conferência do seu município para que possamos divulgar aqui no Portal para o e-mail faleconosco@juventude.sp.gov.br.

Quer ficar ligado em tudo sobre a Conferência? Acompanhe no Portal e nas redes sociais da Juventude @juventudesp no Twitter e no Facebook.


ATENÇÃO:
A Comissão Organizadora, através da Coordenadoria estadual de Juventude, mandará e-mail para tod@s @s delegad@s eleit@s na etapa municipal avisando como será a ida para o Guarujá. Fiquem atentos aos seus emails.
Dúvidas, mandar email para: juventude@prefeitura.sp.gov.br
ou ligue para: (11) 3113-9730

No dia Nacional da Juventude (26/10) todos lutam contra o EXTERMÍNIO DE JOVENS...

Todos os anos, mais de 1.200 jovens são mortos em Santa Catarina, vítimas de causas violentas (homicídios, suicídios e acidentes de trânsito).

A mudança dessa realidade exige políticas públicas que gerem oportunidades e garantam os direitos da juventude, construindo caminhos de vida.

Por isso, o Comitê Estadual da Campanha Nacional contra a violência e o Extermínio de Jovens propôs para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina a realização de uma Audiência Pública para a discussão dessa temática, por meio da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais e Amparo à Família e à Mulher.

A cartilha também está disponível em PDF, no site www.juventudeemmarcha.org

A realização desta Audiência é fruto de um processo maior, iniciado em março de 2010, com a realização do Seminário Estadual da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que planejou 3 ações principais a serem realizadas no estado: uma Marcha Estadual (realizada em junho/2011), uma pesquisa de aprofundamento (em andamento) e a audiência pública, além da constituição de um Comitê Estadual e diversas ações locais. Este planejamento foi publicado na cartilha “Orientação para multiplicadores da Campanha em Santa Catarina”.

Esta Audiência será um espaço onde o Estado e a Sociedade Civil poderão discutir ações para a transformação desta dura realidade. Será realizada em Florianópolis, no dia 18 de outubro, das 8h30 às 12h, aberta à participação de todos e todas.


_________________________

Vamos juntos gritar, girar o mundo

CHEGA DE VIOLÊNCIA e EXTERMÍNIO DE JOVENS...



Participe desta ação!!!


Saiba mais:


FONTE:


Em Novembro acontece o 3º Encontro do Hip Hop Mulher



Está chegando a grande hora: em novembro acontecerá o 3º Encontro do Hip Hop Mulher!

Desta vez o poder dos 5 elementos vai dominar a cidade de Sorocaba (interior do Estado de São Paulo) trazendo uma diversidade de mulheres para discutir a manifestação feminina e feminista dentro do Hip Hop.

Você não pode ficar fora desta grande atividade.

Divulguem e Participem!!!


Racismo é crime: DENUNCIE!!!!

As Nações Unidas decretou 2011 como o "Ano Internacional do Afrodescendente". Diversas ações estão acontecendo no mundo todo para divulgar esta bandeira tão importante: racismo é um crime contra toda a humanidade!!!

Frente a isso, a UNIFEC (órgão da ONU responsável pelas crianças e adolescentes) lançou uma campanha intitulada "pelo fim do racismo na infância" (confira o video da campanha logo abaixo) e vem desenvolvendo uma série de ações.

Além disso, nesta semana está rodando em todos os mais de 15 mil ônibus da cidade de São Paulo o cartaz ilustrado acima, como forma de difundir esta idéia e encorajar a população a denunciar qualquer prática de discriminação racial e de violação de direitos humanos.

As Jovens Feministas de São Paulo apoia, luta e acredita nesta causa. Nunca haverá justiça no nosso país enquanto a população negra, jovem e feminina seguir sendo discriminada e excluída dos espaços de decisão e poder.

Ajude a divulgar esta causa, denuncie o racismo!

Saiba mais sobre a Campanha no site:


Vídeo da Campanha (com o ator Lázaro Ramos):

59928

12º Encontro Feminista tá chegando - inscrições até dia 31 de outubro!!!!

Atenção jovens feministas de plantão:

Ainda dá tempo de você se inscrever no XII Encontro Feminista Latinoamericano e Caribenho que acontecerá entre os dias 23 a 26 de novembro de 2011 em Bogotá, Colômbia.

As organizadoras estenderam as inscrições até dia 31 de outubro!!!

Além disso, elas disponibilizam uma relação de organizações que podem financiar suas passagens aéreas, hospedagem e alimentação para sua permanência por toda a atividade.

Esta é uma grande oportunidade de debater o feminismo com muitas mulheres de todas as partes do mundo, além de conhecer quais ações e projetos elas vem realizando em seus países.

Tá esperando o que?! - - - - > Se inscreva já!!!

Mais informações no:


JFSP participarão do I Ginga Mulher - Capoeira Feminina

No dia 30 de outubro (domingo), acontecerá no Céu Jaçanã (Av. Antônio César Neto, 105 - São Paulo) a I Ginga Mulher - I Encontro Feminino de Capoeiristas de São Paulo.

O evento, organizado pela equipe Muzenza, tem por objetivo discutir a participação da mulher na capoeira.

Para tanto, o evento contará com a presença de renomadas mestras capoeiristas que, além de ensinar a arte, contarão suas experiências na capoeira (tais como C Mestra Monise do grupo Capoeira Berim Brasil e Mestra Mara do grupo Herança Cultural).

As Jovens Feministas de São Paulo foram convidadas para contar sobre suas experiências de feminismo e aprender com as capoeiristas quais são suas principais demandas dentro desta atividade cultural tão importante para o Brasil.


Saiba mais sobre a atividade no site:
Fique ligada:


O Programa
13:00 - Inscrições e retirada de camisetas

13:30 - Palestra com representante do NUDEM (Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher)

14:10 - Mesa Redonda com Convidadas. Tema “A mulher na Capoeira”

15:30 - Intervalo para lanche

15:50 - Aula com Professora Criança

16:50 - Roda Feminina

17:30 - Roda Aberta

Jovens Feministas Mexicanas fazem crônica sobre o que ocorre em sua cidade

O mundo está repleto que mulheres jovens feministas que lutam diariamente por seus direitos nos mais variados espaços, das mais distintas formas.

Assistam o video que as jovens feministas mexicanas fizeram manifestando através da arte (crônica) suas ações:
464 exibições





Parabéns guerreiras, sigamos sempre firmes na luta onde quer que estejamos!!!