quinta-feira, 28 de junho de 2007

Caminhada contra a violência marca o Dia do Orgulho GLBT em São Paulo

O ato terá duração de três horas e ocorrerá em uma das regiões mais movimentadas da cidade
Hoje, dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho GLBT, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) promove uma caminhada contra a violência nos redutos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, conhecidos por quadrilátero dos Jardins e Triângulo das Bermudas, em Cerqueira César, próximo à avenida Paulista.
A concentração ocorre a partir das 19 horas na esquina da Rua da Consolação com a Alameda Itu, próximo ao Bar du Bocage, e deve seguir pela rua Augusta, onde termina, por volta das 22 horas.
A manifestação é motivada pela série de espancamentos, assassinatos e arrastões de gangues, muitas vezes identificadas como neonazistas, que vêm ocorrendo na região dos bares e restaurantes daquela região. Ela conta com o apoio da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo (Cads), do Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia e da equipe da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e integrará ações com o Dia Nacional de Luta pela Aprovação do PLC 122/2006, chamado pela Associação Brasileira de GLBT (ABGLT).

Não se Cale!

A atividade faz parte da campanha da APOGLBT "Não se cale!" que visa a alertar a população GLBT para a necessidade de registro policial das ocorrências de violência homofóbica.
Durante a manifestação será disponibilizada, para a população que comparecer ao ato, materiais educativos contra a violação de direitos de GLBT. A partir dessa data, também serão disponibilizados no site da APOGLBT a cartilha "Não se cale!" e o relatório da pesquisa realizada na Parada do Orgulho GLBT de 2006.
A campanha “Não se Cale!” teve início com manifestação no dia 23 de fevereiro, na Rua Vieira de Carvalho, esquina com a Praça da República, onde ocorrem ataques sistemáticos de ladrões aos GLBTs que freqüentam os bares, além de gangues de neonazistas que agridem gratuitamente GLBTs que passem pela praça.

B.O.

Na região em que haverá a manifestação, ocorreram nos últimos dias casos de agressão a um casal de homossexuais e uma lésbica de 17 anos. Na sexta-feira (22), houve novo arrastão de gangue, que provocou o assassinado de um garçom de 19 anos. Outro caso que teve ampla repercussão foi o assassinato a facadas de um turista francês, logo após ter ocorrido a Parada na Avenida Paulista, na noite do dia 10.
No ato do dia 23 de fevereiro, o estopim foram os casos do ator que levou um chute de neonazistas e perdeu o rim, em plena Praça da República, além do professor que ficou desfigurado após espancamento na região dos Jardins. Após o ato, a polícia começou uma rotina de policiamento na região da Praça da República.

Reivindicações

A intenção da APOGLBT ao convocar a manifestação é chamar atenção para a necessidade e urgência de:
* Aprovação do PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia e tramita no Senado;
* Capacitação de policiais para o atendimento de vítimas de violência, sobretudo quando se trata de crimes homofóbicos ou de intolerância;
* Aumento do policiamento preventivo na região
* Rápida apuração e punição da autoria dos crimes ocorridos.

Pesquisa
Entre os entrevistados na pesquisa Sexualidade, Cidadania e Homofobia, realizada na Parada do Orgulho GLBT de São Paulo de 2006 com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, 59% relataram uma ou mais situações de agressão ao longo da vida.
A maior parte dos casos de agressão relatados (60%) ocorreu em locais públicos. Logo depois, aparece o ambiente doméstico (15%), seguido do ambiente escolar (12%), do trabalho (7%) e de estabelecimentos comerciais (5%). Os agressores, em sua maioria, são desconhecidos. Esse padrão apresenta variações de acordo com fatores como o sexo e a idade dos entrevistados. No entanto, chamam atenção dados sobre agressão física e agressões em locais públicos envolvendo GLBT, que são mais comuns entre os mais jovens.
Outro ponto destacado pelo documento é o percentual de participantes que declarou ter sido mal atendido em delegacias por policiais (18%) devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero, visto que o contato com serviços policiais não é algo cotidiano.
Embora a incidência de agressões motivada pela sexualidade seja alta, apenas 11% dos agredidos chegaram a procurar a polícia. São dados como esse que subsidiaram a elaboração da campanha e da cartilha “Não se Cale!”.
As informações são da APOGLBT, fone: 3362-2361 (www.paradasp. org.br)

sábado, 23 de junho de 2007

Jovens Feministas produzem programa de rádio

Saúde, Sexualidade, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Pílula de Emergência são os temas dos programas Diálogo Jovem I e II, especial Pílula de Emergência. A Pilula de Emergência é apelidada como Pílula do dia Seguinte e tem seu nome técnico como Contracepção de Emergência.
Voltado ao público jovem, Diálogo Jovem é uma iniciativa do grupo Jovens Feministas de São Paulo, em parceria com entidades e grupos do movimento de juventudes da cidade de São Paulo, e tem como objetivo informar e dialogar sobre o Direito à Pílula de Emergência de uma maneira simples e direta. As duas edições – com duração de aproximadamente 30 minutos cada - contaram com a participação de jovens da cidade de São Paulo que estiveram envolvidos em todo o processo – desde a pauta até a gravação do programa. Os programas contaram com apoio da Bemfam/IPPF e foram gravados no Laboratório de Multimeios do Centro Cultural da Juventude. Importante destacar que serão veiculados em rádios comunitárias, radioswebs e pelo Centro Cultural da Juventude.
Escute agora os dois programas

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Camisetas da Festa

Agradecemos a participação de todas as pessoas nas festas "Somos todas Pecadoras" 1 e 2. Em breve realizaremos a terceira edição. Estamos vendendo camisetas da festa. O preço por unidade é 15 reais. Você pode escolher a cor (branca ou preta), tamanho (M e G) e formato (normal ou baby look).
Em breve todas as fotos da segunda edição da festa vão estar no fotoblog, as da primeira As já estão por lá.
Temos também um perfil no orkut: Somos Todas Pecadoras.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

HOJE: Somos todas pecadoras DOIS

Inclusão de nomes na lista termina às 16 horas
Você pode colocar seu nome na concorrida lista da festa Somos Todas Pecadoras DOIS até às 16 horas, basta mandar um e-mail para a festa. A entrada sai 5 reais com nome na lista. Na porta o preço será 10 reais.
A segunda festa foi notícia em vários blogs e sites. Entre eles: Associação da Parada GLBT; Jornal Estado de São Paulo e da Agência Estado; Comuni Web e Blog da Ana Frank.
No sábado, o grupo Jovens Feministas de São Paulo vai participar da V Caminhada de Lésbicas e Bissexuais, organizada pela Liga Brasileira de Lésbicas. A concentração será às 14h30, na Praça Osvaldo Cruz, início da Av. Paulista.

Lesbicas e bissexual realizam caminhada amanhã

Cidadania, Direitos e Políticas Públicas: por uma sociedade sem machismo, racismo e lesbofobia
Caminhada terá início às 14h30 e a concentração será na Praça Oswaldo Cruz

Pelo quinto ano consecutivo, as lésbicas de São Paulo realizam uma manifestação própria, na véspera da parada em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTT.
O principal intuito é ampliar a visibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais, comemorar conquistas, lutar por direitos e contra a lesbofobia.
Num ano em que se amplia o debate sobre autonomia das mulheres em relação ao seu próprio corpo, sobretudo devido a discussão do aborto, as lésbicas e bissexuais também querem dizer não à ingerência do Estado, da Igreja, do mercado e da sociedade machista sobre o corpo da mulher. Basta de imputar culpa às mulheres!
Por um Estado Laico, Democrático e com Justiça Social
Nesta V Caminhada, as Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, querem juntar-se a todas as mulheres para exigir uma sociedade que respeite as diferenças e elimine as desigualdades sociais, econômicas e culturais em nosso País, com as mesmas oportunidades para todas.
Sabemos que as maiores vítimas da discriminação são as mulheres, lésbicas, negras e pobres. Estamos em busca da igualdade de gênero, racial e da livre expressão sexual, em comunhão com os princípios feministas.
A organização é da Liga Brasileira de Lésbicas de São Paulo e conta com o apoio da APOGLBT, de Sindicatos (Enfermeiros/SP, Construção Civil/ABC, APEOESP), do Observatório da Mulher e do Movimento feminista de São Paulo.
Espera-se a participação de mulheres de outras cidades e Estados, que serão recepcionadas pela Fuzarka Feminista na concentração, DJs Eride e Camila e com o som de Tânia Cristina & convidadas no encerramento.

Detalhes: V Caminhada de Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes 9 de junho de 2007 - sábado. Concentração ás 14h30, na Praça Osvaldo Cruz, início da Av. Paulista, caminhada até o MASP

SP entra em clima de festa à espera da Parada

A 11ª Edição da Parada Gay de São Paulo é só no domingo, mas a cidade já está em clima de diversidade sexual. Os principais eventos paralelos começaram ontem com a 7ª Feira Cultural Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBT) - os organizadores esperavam reunir cerca de 90 mil pessoas no Vale do Anhangabaú, no centro. No local, foram montadas cerca de 100 tendas com artigos de moda, livraria, música, arte, serviços e alimentação. No palco, a animação ficou por conta de DJs e Drag Queens. Pela manhã, 300 pessoas participaram da Primeira Corrida pela Diversidade.
A programação para hoje começa ao meio-dia com a exibição do filme "As Filhas da Chiquita", na Galeria Olido. Às 23 horas tem a festa Somos Todas Pecadoras 2, organizada pelo grupo das Jovens Feministas de São Paulo. O evento será no Teatro Next (Rua Rego Freitas, 454, no centro). Amanhã é o 7º Gay Day. O evento privado será realizado no Hopi Hari, com apresentação de DJs. Às 13 horas haverá exibição do filme "Meu Mundo é Esse", dirigido por Márcia Cabral, na Galeria Olido.
No domingo, será realizado o tão esperado desfile. A organização da Parada espera 3 milhões de pessoas. O destaque é para a participação de um grupo de católicas. A ONG Católicas Pelo Direito de Decidir estará em três trios elétricos.
Informações: Jornal Estado de São Paulo e da Agência Estado

domingo, 3 de junho de 2007

Somos todas pecadoras DOIS e os pecados da PRIMEIRA

A Festa continua...

Libere a sua Fantasia! Viva a Diversidade Sexual e Celebre o Direito Divino de Pecar!!!
Os homens também podem pecar
Somos todas pecadoras DOIS!
Dia 08 de junho, sexta-feira, a partir das 23h no Teatro Next - Rua Rego Freitas, 454. Perto do Metro República
DJ: Evelyn
Nome na lista: R$ 5,00. Para colocar seu nome na lista, envie um e-mail
Organização: Jovens Feministas de SP e Associação Frida

Somos todas pecadoras UM

São Paulo parou. Só o Papa não foi convidado!

A primeira festa, ocorrida em 11 de maio, contou com a participação de 140 pessoas, que celebraram o divino direito de pecar e lavaram a alma com as Jovens Feministas e a Associação Frida Kahlo.
Durante as cinco horas de muita música e alegria, as pecadoras e os pecadores depositaram suas idéias em uma urna e deixaram seus recados no mural. Leia abaixo alguns deles.


Pecados:

    • O Pecado é não estar aqui e agora, mas eu estou (estou bebada, rsrsrsrsrs)
    • Meu pecado é não ter pecado. Sou santa (Vaidade, meu pecado favorito!)
    • Eu comi o cu de um padre!
    • Eu desejo uma comunidade pós-gênero sem amarras
    • Meu pecado: não fazer tudo o que tenho vontade
    • Papa: eu roubei duas gravatas. Please, forgive me!!!
    • Bendito seja poder pecar com vocês
    • Eu peco porque é liquido
    • Peco porque os fios que costuram minha roupa não são de ouro. Peco mesmo!!
    • Pecado é desejar?
    • Aleluia é alegria Papa, Frei!
    • Quem nunca pecou por amor que atire a primeira pedra!
    • Pecar e gozar é só se libertar
    • Peco. Sou humana. Perdão? Tenho o meu.
    • Pecar é uma delícia!


Recados "Bendito" ou "Maldito" (mural):

  • Vive melhor quem transa!
  • Fuder e fuder sempre!
  • Je t"ame!
  • Pq vc toma vinho em uma taça de R$3000,00 se existem pessoas no mundo que passam fome? E eu sou pecadora?
  • Amor Libertário
  • Grora! Grora!
  • Faltou tudo Hu Hu...
  • Faltou 1 Rap e + mulheres pretas
  • A festa foi um arraso... Quero as fotos...
  • Quero mais, mais, mais, mais
  • Vocês são divinas
  • Saudações Feministas, Juvenis e Libertárias!

Nós nos encontramos na próxima festa nessa sexta-feira.
Acesse as fotos da primeira festa!